Para os visitantes do nosso blog, é evidente o quanto incorporamos a filosofia Montessori na criação de nossa filha. Para aqueles que não estão familiarizados, Maria Montessori foi uma educadora italiana cujo foco principal era a educação.
Ela desenvolveu um método pedagógico fundamentado na liberdade, no respeito ao ritmo da criança e em sua capacidade inata de aprender. Montessori acreditava firmemente que todas as crianças tinham o potencial de se tornarem adultos capazes de lidar com uma variedade de desafios.
O que é a Educação Montessori?
A Educação Montessori, resumidamente, se baseia em permitir que a criança seja quem é e cresça respeitando seu próprio ritmo. Isso significa permitir que ela desenvolva naturalmente suas habilidades linguísticas, motoras e cognitivas, da mesma forma que aprende a engatinhar, andar e correr.
O adulto que educa na abordagem Montessori desempenha o papel de guia, acompanhando a criança em seus interesses sem intervir diretamente. O ambiente em que a criança se desenvolve é cuidadosamente preparado, com materiais específicos que incentivam a aprendizagem autônoma.
Assim, o processo de aprendizagem na Educação Montessori é ativo, personalizado e contínuo, visando capacitar a criança a alcançar gradualmente a autonomia, independência, iniciativa, capacidade de escolha, desenvolvimento de seus interesses e autodisciplina.
Frases que definem a Educação Montessori
1. Ajude-o a fazer por si mesmo
Esta frase resume o cerne da educação Montessori, buscando promover a total autonomia e independência da criança. O método enfatiza um ambiente preparado e a não interferência do adulto para evitar frustrações durante esse importante período de formação da personalidade.
2. Qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo para o desenvolvimento.
Acredita-se que só aprendemos verdadeiramente aquilo que conseguimos fazer e descobrir por nós mesmos. Oferecer ajuda desnecessária à criança pode criar dependência e desinteresse em aprender.
3. A criança cria seus próprios movimentos e, uma vez criados, os aperfeiçoa.
Quando a criança tem os estímulos adequados para seu desenvolvimento, a liberdade de movimento possibilita que ela execute os processos de aprendizagem mais complexos por si mesma.
4. O maior instinto das crianças é precisamente liberar-se do adulto.
Todos nascemos com um forte instinto de liberdade, e é essencial permitir que as crianças sejam autônomas, escolham suas atividades e, às vezes, desobedeçam regras. Esse instinto de liberdade impulsiona a criança a se arriscar e alcançar seus objetivos.
5. A mão é o instrumento de seus desejos.
Manipular, tocar, sentir… É fundamental proporcionar à criança ferramentas para que aprenda através da experiência sensorial, integrando melhor o conhecimento desde cedo.
6. Siga a criança.
É importante acompanhar o ritmo da criança, pois ela é a melhor guia para determinar seus limites e o caminho a percorrer em seu desenvolvimento.
Os 6 Pilares Educacionais de Maria Montessori
Autoeducação
As crianças têm uma tendência inata para aprender à medida que interagem com o meio que as cerca. O Método Montessori aproveita essa oportunidade para incentivar a criança a aprender de forma autônoma e por livre vontade.
Educação Cósmica
O mundo possui uma ordem que deve ser respeitada e construída pelo ser humano. Os educadores montessorianos demonstram essa ordem através do método de ensino que seguem, organizando as informações de forma lógica para que as crianças possam interpretá-las e compreendê-las.
Educação como Ciência
Montessori baseava suas observações em um método científico para evitar discrepâncias que pudessem afetar a correta avaliação dos alunos.
Ambiente Preparado
O espaço de aprendizagem deve estar adaptado às exigências físicas e psicológicas das crianças. O ambiente e os objetos didáticos disponíveis atuam como facilitadores, incentivando o interesse e a descoberta de novos conhecimentos.
Adulto Preparado
Assim como o ambiente, todos os envolvidos no processo educativo devem conhecer bem as fases de desenvolvimento da criança e ter conhecimento sobre os traços característicos de cada fase da vida do aluno.
Criança Equilibrada
Para Montessori, uma criança equilibrada é aquela cujas características correspondem à norma para sua faixa etária. Uma criança que aprecia o silêncio, o trabalho e a ordem está no caminho natural de aprendizagem.
Uma das filosofias educacionais que mais nos encanta é o Método Montessori. Procuramos adotar seus princípios na criação e educação de nossa filha, Laura. Adaptamos nossa casa para que ela tivesse acesso a tudo o que precisava e oferecemos uma variedade de materiais, brinquedos e atividades inspiradas na abordagem Montessori. Compartilhamos todas essas experiências aqui na web. Visite-nos e confira mais detalhes!
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