A História da Cadeirinha – Desde a origem até os dias atuais

É inegável que as cadeirinhas se tornaram itens essenciais para garantir a segurança e o conforto das crianças durante viagens de carro. Porém, já parou para pensar na história por trás desses dispositivos?

A jornada até o modelo de cadeirinha que conhecemos hoje, com todo o conforto, tecnologia e segurança, foi marcada por um longo processo de evolução. Para compreender melhor essa trajetória, vamos explorar a história das cadeirinhas, desde sua origem até sua evolução ao longo dos anos até alcançar o formato atual.

1930 – O primeiro protótipo

Inicialmente, conforme registros históricos, o primeiro protótipo oficial da cadeirinha infantil parece ter sido desenvolvido por volta de 1930. Naquela época, o modelo foi introduzido apenas como um conceito de segurança para o transporte de crianças, representando um teste para o emergente mercado desse tipo de produto.

1933 – A primeira cadeirinha

A primeira cadeirinha (1933)

Em 1933, foi lançada oficialmente a primeira cadeirinha de bebê pela Bunny Bear Company, com o objetivo principal de proporcionar maior conforto aos pequenos durante viagens de carro.

Naquela época, era comum ver a cadeirinha apoiada no banco dianteiro do veículo, fixada por duas barras que se conectavam à parte traseira.

1960 – Cadeirinhas chegam nos EUA e Inglaterra

Um marco crucial na história das cadeirinhas, que teve grande influência até mesmo na sua introdução no mercado brasileiro, foi a chegada desses dispositivos aos Estados Unidos e à Inglaterra.

Elas foram introduzidas separadamente em seus respectivos países por Leonard Rivkin, nos EUA, e Jean Ames, na Inglaterra. Eventualmente, ambas se destacaram, especialmente porque eram uma novidade na época.

1964 – Cadeirinha de costas

Cadeirinha de costas (1964)

No ano de 1964, foi submetido a teste o protótipo de cadeira voltada para trás, concebido por Bertil Aldman, médico e professor especializado em segurança rodoviária na Universidade Tecnológica de Chalmers.

A montadora Volvo financiou o experimento, que foi conduzido pela primeira vez em um veículo do modelo PV544 da marca.

1967 – A primeira cadeirinha comercializada para clientes

Até aquele momento, as cadeirinhas ainda não haviam sido disponibilizadas para venda comercial, sendo utilizadas apenas em testes e como protótipos. Somente em 1967 a primeira cadeirinha foi lançada para venda ao público.

Nesse caso, ela era instalada no próprio assento do passageiro da frente do carro, posicionado de forma voltada para trás, tornando-se assim uma cadeirinha funcional para crianças. Essa cadeirinha estava disponível exclusivamente através da Volvo, que era a única revendedora desse acessório na época.

1972 – Cadeirinha aperfeiçoada com melhor apoio para pescoço

Com o sucesso comercial das cadeirinhas, a Volvo optou por aprimorar ainda mais o modelo, desenvolvendo uma versão mais sofisticada.

Nesta nova versão, as crianças ainda eram posicionadas voltadas para trás, visando proporcionar maior segurança em caso de colisão frontal.

1976 – Cadeirinha banco elevatório

Um modelo bastante procurado, especialmente até alguns anos atrás, era a renomada cadeirinha de banco elevatório, que surgiu em 1976 como uma alternativa para oferecer maior conforto e segurança, inclusive para crianças maiores.

Em Portugal, até os dias atuais, o uso do banco elevatório é obrigatório para crianças com até 135 cm de altura ou 12 anos de idade. Inicialmente, os primeiros carros a adotarem esse sistema foram os da Volvo, porém, logo se tornou comum em diversos veículos, sendo também comercializado separadamente como um acessório.

1997 – O surgimento do sistema ISOFIX

No ano de 1997, o Britax-Römer em parceria com a montadora de automóveis VW desenvolveram um sistema inovador e tecnológico de cadeirinhas, denominado ISOFIX.

Esse sistema revolucionário foi introduzido como uma forma de fixação padronizada para cadeirinhas, proporcionando maior segurança e simplificando o encaixe dos diferentes modelos disponíveis no mercado, resultando em maior eficiência e confiabilidade.

No ISOFIX, a cadeirinha é ancorada em pontos fixos no banco do carro, os quais são universais, garantindo uma fixação firme e impedindo o deslocamento dos ombros, pescoço e coluna cervical da criança.

Atualmente, no Brasil, os veículos são obrigados a serem equipados com o sistema ISOFIX para fixação das cadeirinhas, garantindo assim um deslocamento seguro e eficiente. Este sistema tornou-se um dos mais utilizados em todo o mundo.

2014 – Cadeira insuflável

Em 2014, uma das últimas inovações na história das cadeirinhas foi o surgimento da cadeira insuflável, projetada para facilitar o uso e o transporte. Essa cadeira pode ser transformada em um saco leve de apenas 5kg, permitindo ser transportada com facilidade para qualquer lugar.

Além disso, uma das principais vantagens é o sistema de bomba que a infla sem esforço em apenas 40 segundos. Para ver o funcionamento prático deste modelo, confira o vídeo abaixo:

2017 – A primeira cadeirinha com airbag integrada do mundo

A Maxi-Cosi revoluciona o mercado de dispositivos de segurança infantil ao lançar a primeira cadeirinha com airbag integrado do mundo, chamada de “AxissFix Air”.

Essa inovação inspirará o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas para proteção veicular das crianças. Descubra mais!

2022 – Dispositivo de retenção com airbag de corpo inteiro

A empresa Cybex, com sede em Hong Kong, desenvolveu uma cadeirinha com airbag de corpo inteiro, representando um avanço em relação ao modelo AxissFix Air, uma vez que o airbag proporciona proteção para todo o corpo da criança. Saiba mais sobre a Anoris T i-Size!

Depois dessa aula de história que tal conferir a lista das melhores cadeirinhas de 2024.

Conclusão

A história das cadeirinhas para crianças é marcada por diversas mudanças e protótipos, que contribuíram para sua forma atual.

Hoje, esses dispositivos são reconhecidos como itens de extrema importância, sendo obrigatórios de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

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