Pular para o conteúdo

Atividade de História 1 Ano Quem Sou Eu

A atividade de História “Quem Sou Eu” é uma excelente forma de estimular o autoconhecimento e a identidade cultural dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Por meio de reflexões sobre suas origens, costumes, tradições e valores, os estudantes são incentivados a compreender a importância da sua história pessoal e coletiva para a construção de sua identidade e para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre o mundo ao seu redor. Neste artigo, vamos explorar mais detalhadamente essa atividade, suas possibilidades pedagógicas e os resultados esperados.

Como fazer a atividade Quem Sou Eu?

Passo 1: Preparação

Para fazer a atividade “Quem Sou Eu?”, é necessário ter um espaço em sala de aula para que os alunos possam se movimentar livremente. Além disso, é preciso ter papel, lápis, canetinhas coloridas e fita adesiva.

Passo 2: Explicação da atividade

Explique para os alunos que eles irão se transformar em personagens históricos e terão que dar pistas para que os colegas adivinhem quem eles são. As pistas devem ser relacionadas aos feitos e características do personagem.

Passo 3: Escolha dos personagens

Peça para que cada aluno escolha um personagem histórico para representar na atividade. É importante que os personagens escolhidos sejam variados e representem diferentes períodos e culturas.

Passo 4: Preparação das pistas

Cada aluno deve preparar algumas pistas sobre o personagem escolhido. As pistas devem ser escritas em um papel e fixadas nas costas dos colegas com fita adesiva.

Passo 5: Realização da atividade

Os alunos devem circular pela sala e ler as pistas dos colegas. Eles devem tentar adivinhar quem é o personagem histórico representado pelas pistas. Quando acertam, trocam de lugar e o colega que teve a identidade revelada escolhe outro personagem para representar.

Passo 6: Discussão

Ao final da atividade, faça uma roda de discussão e pergunte aos alunos o que aprenderam sobre os personagens históricos representados e como a atividade os ajudou a entender melhor a importância da História.

Qual o objetivo da atividade Quem Sou Eu?

A atividade “Quem Sou Eu?” é uma das atividades propostas para o ensino de História no 1º ano do ensino fundamental. Ela tem como objetivo principal fazer com que os alunos se conheçam melhor e também conheçam seus colegas de classe.

Desenvolvimento

A atividade consiste em um questionário com perguntas sobre a vida do aluno, como por exemplo: “Qual sua cor favorita?”, “Qual é o seu animal favorito?” e “O que você gosta de fazer nas horas vagas?”. O questionário é respondido pelo próprio aluno e depois compartilhado com a turma.

O objetivo é que os alunos compartilhem suas respostas e percebam que, apesar de serem diferentes em alguns aspectos, eles também têm coisas em comum. Isso ajuda a criar um clima de empatia e respeito mútuo na sala de aula.

Além disso, a atividade também pode ser utilizada para introduzir conceitos históricos, como a ideia de que as pessoas são diferentes em diferentes épocas e lugares, mas que todas têm algo em comum.

A atividade “Quem Sou Eu?” é uma atividade simples, mas que pode trazer muitos benefícios para o ensino de História no 1º ano do ensino fundamental. Ela ajuda a criar um ambiente de respeito mútuo na sala de aula e também pode ser utilizada para introduzir conceitos históricos importantes.

Quem sou eu habilidade Bncc 1 ano?

O que é a habilidade Bncc 1 ano?

A habilidade Bncc 1 ano é uma competência prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para estudantes do primeiro ano do ensino fundamental. Essa habilidade se refere à capacidade de o aluno se reconhecer como indivíduo único e integrante de um grupo social.

Qual é o objetivo da atividade “Quem sou eu”?

A atividade “Quem sou eu” tem como objetivo desenvolver a habilidade Bncc 1 ano, fazendo com que o aluno reflita sobre sua identidade e sua relação com o ambiente em que está inserido. Através dessa atividade, o aluno poderá se conhecer melhor e compreender o seu papel na sociedade.

Como é realizada a atividade “Quem sou eu”?

A atividade “Quem sou eu” pode ser realizada de diversas formas, dependendo do objetivo e do contexto em que será aplicada. Em geral, a atividade consiste em fazer com que o aluno se apresente para seus colegas, contando sobre si mesmo, suas preferências, suas características físicas e pessoais, sua família e suas experiências.

Por que a atividade “Quem sou eu” é importante?

A atividade “Quem sou eu” é importante porque permite que o aluno desenvolva a sua capacidade de se expressar, de se relacionar com os colegas e de se reconhecer como parte de um grupo social. Além disso, essa atividade ajuda a construir a autoestima do aluno e a estimular o seu interesse pelo conhecimento de si mesmo e do mundo ao seu redor.

Quem sou eu para alunos?

No contexto escolar, a atividade “Quem sou eu” é uma oportunidade para que os alunos possam se apresentar e compartilhar um pouco sobre sua personalidade, gostos e preferências com os colegas e professores. Essa atividade pode ser realizada em diversas disciplinas, incluindo a História.

Objetivos

O objetivo principal da atividade “Quem sou eu” na disciplina de História é incentivar os alunos a refletirem sobre suas origens, culturas e identidades, além de desenvolver habilidades de pesquisa e escrita. A partir dessa reflexão, os alunos podem compreender melhor a importância da história em suas vidas e na sociedade em geral.

Desenvolvimento

Para realizar a atividade “Quem sou eu” na disciplina de História, o professor pode propor aos alunos que pesquisem sobre suas origens familiares, como a história de seus antepassados e as tradições culturais de sua região. Além disso, os alunos podem escrever sobre seus gostos pessoais, como seus hobbies, músicas e filmes favoritos.

É importante que o professor oriente os alunos a fazerem uma pesquisa cuidadosa e a utilizarem fontes confiáveis. Além disso, é necessário que os alunos saibam como organizar suas ideias e escrever um texto coeso e claro.

A atividade “Quem sou eu” na disciplina de História pode ser uma forma interessante de estimular os alunos a se conhecerem melhor e a valorizarem suas origens e culturas. Além disso, essa atividade pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades importantes, como a pesquisa e a escrita.

Por fim, é importante que o professor esteja atento às necessidades e particularidades de cada aluno, oferecendo suporte e orientação adequados ao longo do processo.

Atividade Quem sou eu 2 ano

Descrição da atividade

A atividade “Quem sou eu” para o 2º ano consiste em uma dinâmica em que os alunos devem descrever características pessoais, gostos, hobbies, família, entre outros aspectos relevantes de sua vida. Essa atividade tem como objetivo promover a integração da turma e o autoconhecimento dos estudantes.

Passo a passo da atividade

  1. O professor deve explicar a dinâmica para os alunos e distribuir uma folha para cada um;
  2. Na folha, os alunos devem escrever o seu nome e descrever algumas características pessoais, como idade, altura, cor dos olhos, cor do cabelo, entre outros;
  3. Os alunos também devem descrever seus gostos pessoais, como filmes, músicas, jogos, esportes, entre outros;
  4. Além disso, devem descrever a sua família, informando quantos irmãos têm, se moram com os pais, entre outras informações relevantes;
  5. Por fim, os alunos devem colar uma foto sua na folha e apresentá-la para a turma, explicando o que escreveram sobre si mesmos;
  6. O professor pode incentivar a turma a fazer perguntas e comentários sobre as características apresentadas pelos colegas.

Benefícios da atividade

A atividade “Quem sou eu” para o 2º ano é importante por diversos motivos, como:

  • Promove a integração da turma, já que os alunos têm a oportunidade de conhecer melhor uns aos outros;
  • Auxilia no autoconhecimento dos estudantes, que têm a chance de refletir sobre suas próprias características e gostos;
  • Estimula a criatividade e a expressão escrita, já que os alunos devem escrever sobre si mesmos;
  • Pode ser usada como ponto de partida para outras atividades, como debates, produção de textos, entre outras.

Atividade Quem sou eu para imprimir

Descrição da Atividade

A atividade “Quem sou eu para imprimir” é uma proposta de trabalho para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de incentivar a reflexão e o conhecimento sobre si mesmos e sobre o que os torna únicos e especiais.

Como funciona a atividade

A atividade consiste em uma ficha para impressão que contém algumas perguntas simples, como “Qual é o seu nome?”, “Quantos anos você tem?”, “Qual é a sua comida favorita?”, entre outras. O aluno deve preencher a ficha com suas respostas e, em seguida, compartilhar com os colegas e com o professor.

Benefícios da atividade

A atividade “Quem sou eu para imprimir” tem como benefício principal a promoção da autoestima e da autoconfiança dos alunos, ao incentivá-los a pensar sobre suas características e qualidades. Além disso, a atividade também é uma oportunidade para que os alunos se conheçam melhor e criem laços de amizade e empatia entre si.

Como utilizar a atividade

A atividade pode ser utilizada como um complemento às aulas de História ou como uma atividade extraclasse. O professor pode imprimir as fichas e distribuir para os alunos, orientando-os sobre como preenchê-las corretamente. Em seguida, o professor pode sugerir que os alunos compartilhem suas fichas com os colegas, estimulando a interação e o diálogo entre eles.

A atividade “Quem sou eu para imprimir” é uma proposta simples, mas muito eficiente para trabalhar com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Além de promover a reflexão sobre si mesmos, os alunos também são incentivados a criar laços de amizade e empatia entre si, o que é fundamental para o desenvolvimento humano e social.

Plano de aula Quem sou eu 2 ano

Objetivos

O objetivo deste plano de aula é permitir que os alunos do 2º ano possam se expressar sobre si mesmos, suas características, gostos e preferências. Além disso, pretende-se trabalhar a autoestima e a identidade dos alunos.

Conteúdo

Nesta aula serão abordados os seguintes conteúdos:

  • Autoconhecimento;
  • Identidade;
  • Características pessoais;
  • Gostos e preferências.

Metodologia

A aula será dividida em duas etapas:

  • Etapa 1: Os alunos farão uma atividade de autoconhecimento, onde deverão responder perguntas sobre si mesmos, como por exemplo, nome, idade, cor favorita, comida preferida, entre outras. Em seguida, cada aluno terá a oportunidade de compartilhar suas respostas com a turma.
  • Etapa 2: Em grupos, os alunos deverão criar um cartaz com desenhos e palavras que representem cada integrante do grupo. O objetivo é trabalhar a identidade e as características pessoais de cada aluno, além de incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua durante a aula, a partir da observação do envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Além disso, será avaliado o resultado final dos cartazes, que deverão expressar de forma clara as características de cada aluno do grupo.

Recursos

  • Folhas de papel sulfite;
  • Lápis de cor;
  • Cartolinas coloridas;
  • Materiais de escrita (canetas, lápis, etc.);
  • Tesoura;
  • Cola.

Por meio deste plano de aula, espera-se que os alunos possam se conhecer melhor e trabalhar sua autoestima e identidade. Além disso, a atividade em grupo permite que os alunos desenvolvam habilidades de colaboração e trabalho em equipe, tão importantes para a vida em sociedade.

Atividade Quem sou eu Educação Infantil

Introdução

A atividade “Quem sou eu” é uma excelente maneira de estimular a autoconsciência e a identidade das crianças em idade pré-escolar. Além disso, é uma atividade divertida e interativa que permite que as crianças aprendam um pouco mais sobre si mesmas e sobre seus colegas.

Objetivo da atividade

O objetivo desta atividade é fazer com que as crianças se conheçam melhor e compartilhem informações sobre si mesmas. Ao fazer isso, elas também aprendem a respeitar as diferenças entre si e a valorizar a individualidade de cada um.

Como realizar a atividade

Para realizar a atividade “Quem sou eu”, você precisará de algumas folhas de papel e lápis para cada criança. Em seguida, siga os seguintes passos:

  • Cada criança deve desenhar uma imagem de si mesma e escrever seu nome na folha de papel.
  • Em seguida, peça a cada criança que escreva algumas informações sobre si mesma, como idade, cor favorita, comida favorita etc.
  • Depois que todas as crianças terminarem suas folhas, elas devem ser penduradas em uma parede ou em um mural.
  • Em seguida, peça a cada criança que aponte para sua própria folha e diga seu nome em voz alta. Depois, elas podem compartilhar algumas informações sobre si mesmas com o grupo.
  • Por fim, incentive as crianças a fazerem perguntas umas às outras e a descobrirem mais sobre seus colegas.

Considerações finais

A atividade “Quem sou eu” é uma ótima maneira de promover a autoestima e a autoconsciência das crianças em idade pré-escolar. Além disso, ela também ajuda as crianças a desenvolverem habilidades sociais importantes, como respeitar as diferenças entre si e valorizar a individualidade de cada um. Portanto, experimente esta atividade com seus alunos e veja como eles se divertem e aprendem ao mesmo tempo!

plano de aula: quem sou eu 1o ano

Introdução

No primeiro ano do ensino fundamental, é comum que os alunos ainda estejam se adaptando ao ambiente escolar e aos colegas de classe. Por isso, é importante trabalhar atividades que ajudem a fortalecer a identidade e a autoestima das crianças. Nesse sentido, a atividade “Quem Sou Eu” é uma excelente opção para ser desenvolvida em sala de aula.

Objetivos

  • Fortalecer a identidade dos alunos;
  • Estimular a autoestima;
  • Trabalhar a expressão oral e escrita;
  • Promover a integração entre os alunos.

Desenvolvimento

A atividade “Quem Sou Eu” consiste em uma apresentação individual dos alunos para a turma. Cada criança deve trazer uma foto de quando era bebê e, em seguida, se apresentar dizendo seu nome, idade atual e algumas curiosidades sobre si mesmo.

Antes de começar as apresentações, o professor pode propor uma roda de conversa para que todos falem sobre o que acham que mudou em suas aparências desde que eram bebês. Em seguida, é hora de cada aluno se apresentar. O professor pode ajudar os alunos mais tímidos a se soltarem, fazendo perguntas e incentivando a turma a aplaudir após cada apresentação.

Depois de todas as apresentações, o professor pode propor uma atividade escrita em que os alunos escrevam sobre o que mais gostaram de descobrir sobre seus colegas.

Avaliação

A avaliação da atividade “Quem Sou Eu” pode ser feita de forma qualitativa, observando o desempenho dos alunos durante as apresentações e a participação na roda de conversa e na atividade escrita. O professor também pode avaliar se a atividade atingiu os objetivos propostos.

Atividade quem sou eu Ensino Médio

Descrição da atividade

A atividade “Quem Sou Eu” para o ensino médio consiste em um exercício de reflexão sobre a identidade do estudante, suas origens, influências e trajetória de vida até o presente momento.

Objetivos da atividade

O objetivo principal da atividade é estimular a reflexão crítica sobre a construção da identidade pessoal e social, desenvolvendo a capacidade de autoconhecimento e de compreensão do mundo ao redor.

Desenvolvimento da atividade

A atividade pode ser iniciada com uma roda de conversa sobre o tema da identidade, seguida de uma apresentação do exercício “Quem Sou Eu”, que consiste em um questionário com perguntas sobre a história pessoal do estudante. As perguntas podem abranger aspectos como:

  • Origem familiar
  • Infância e adolescência
  • Escolaridade
  • Experiências de vida
  • Valores e crenças

Após a realização do questionário, os estudantes podem compartilhar suas respostas em duplas ou em grupo, discutindo as semelhanças e diferenças entre suas histórias pessoais. Em seguida, pode-se realizar um debate em sala de aula, abordando temas como a influência da família, da sociedade e do ambiente escolar na construção da identidade.

Resultados esperados

Espera-se que a atividade “Quem Sou Eu” para o ensino médio contribua para o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança dos estudantes, além de estimular a empatia e o respeito às diferenças individuais. Também pode ser uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre a história pessoal de cada estudante, fortalecendo os laços entre os colegas e com a escola como um todo.

Atividade Quem sou eu 7 ano

Descrição da atividade

A atividade “Quem sou eu” para o 7º ano de História tem como objetivo incentivar os alunos a pesquisarem sobre suas origens familiares e pessoais, além de desenvolver habilidades de pesquisa e escrita.

Como funciona

Os alunos devem entrevistar seus familiares e colecionar informações sobre suas raízes familiares, como de onde vieram seus antepassados, suas profissões, histórias interessantes, entre outros aspectos relevantes. Com base nessas informações, os alunos devem escrever um texto sobre si mesmos, destacando suas origens e suas características pessoais.

Objetivos da atividade

  • Estimular a pesquisa e a escrita;
  • Desenvolver habilidades de entrevista e de coleta de informações;
  • Promover a reflexão sobre a importância das raízes familiares na formação da identidade pessoal;
  • Incentivar a valorização da diversidade cultural e étnica presente na sociedade brasileira.

plano de aula: quem sou eu bncc

Introdução

Neste plano de aula, será abordada a temática “Quem sou eu” com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para alunos do 1º ano do ensino fundamental. O objetivo é trabalhar a identidade dos alunos, estimulando a autoestima e o respeito às diferenças.

Objetivos

  • Compreender a importância da identidade para o desenvolvimento pessoal;
  • Desenvolver a autoestima e o respeito às diferenças;
  • Reconhecer as características individuais e coletivas;
  • Utilizar a linguagem oral e escrita para expressar suas ideias e sentimentos.

Desenvolvimento

Para iniciar a aula, será feita uma roda de conversa com os alunos, onde cada um deverá se apresentar e dizer algo sobre si mesmo. Em seguida, será feita a leitura do livro “Eu sou especial”, que aborda a questão da autoestima e da valorização das diferenças.

Após a leitura, será proposta uma atividade em que os alunos deverão desenhar e escrever sobre suas características físicas e pessoais. Para isso, serão disponibilizados lápis de cor, papel e outros materiais que possam auxiliá-los na criação.

Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e deverão apresentar seus desenhos e falar um pouco sobre si mesmos. Essa atividade tem como objetivo estimular a oralidade e a comunicação entre os alunos.

Avaliação

A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação dos alunos durante a roda de conversa, a criatividade na criação dos desenhos e a desenvoltura na apresentação em grupo. Além disso, será analisada a capacidade dos alunos em reconhecer suas características individuais e coletivas.

Conclusão

Em suma, a atividade de história “Quem Sou Eu” é uma ótima oportunidade para os alunos se conhecerem melhor, aprenderem sobre suas origens e se conectarem com suas raízes culturais e familiares. Além disso, essa atividade pode promover a reflexão sobre a importância da diversidade e do respeito às diferenças.
– Conhecer a própria história é fundamental para compreender a identidade e a trajetória pessoal. A atividade de “Quem Sou Eu” proporciona uma reflexão sobre a história individual e familiar dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento da autoestima e da consciência histórica.

O que você achou da nossa review?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?