A Disciplina Positiva e o Método Montessori são duas abordagens educacionais que se complementam, proporcionando uma base sólida para nós, pais, educarmos nossos filhos com respeito e firmeza.
Neste texto, pretendo destacar os pontos em comum entre essas filosofias, enfatizando como a escolha de qualquer uma delas, ou até mesmo de ambas, promove uma criação fundamentada no amor e no respeito.
Método Montessori
O Método Montessori valoriza a singularidade de cada criança, honrando seus próprios ritmos de aprendizado e crescimento. A abordagem educacional de Maria Montessori confia na capacidade intrínseca da criança, reconhecendo que ela possui um guia interno que a orienta conforme suas necessidades em cada estágio de desenvolvimento.
Cada criança é a protagonista de sua própria jornada de aprendizagem, enquanto nós, pais, desempenhamos o papel de guias, oferecendo suporte e acompanhamento nesse processo.
Disciplina Positiva
A Disciplina Positiva empodera a criança como protagonista de sua própria existência. Ao demonstrarmos respeito e confiança em suas habilidades, ela tem a oportunidade de desenvolver competências essenciais para sua vida. Amor, respeito, empatia, responsabilidade e carinho são valores fundamentais dessa abordagem.
Filosofias complementares: Disciplina Positiva e Método Montessori
Em ambas as abordagens, as perguntas têm mais importância do que as ordens. A criança não é vista como um recipiente vazio que precisa ser preenchido com conhecimento, mas sim como alguém que aprende por imitação e repetição. Tanto a Disciplina Positiva quanto o Método Montessori reconhecem esse aspecto crucial do desenvolvimento infantil. Portanto, é essencial que nós, como pais, cultivemos um comportamento exemplar, pois nossos filhos se espelham em nossas ações.
Além disso, ao fundamentar a educação no respeito, o objetivo final é promover a educação para a paz. O medo não é aliado da cooperação e do respeito, fundamentos essenciais para uma convivência harmoniosa. Portanto, o foco não deve estar apenas no resultado, mas no processo de aprendizagem, levando em consideração o ritmo individual de cada criança, sua capacidade de aprender com os erros e encontrar soluções para os problemas.
Uma das características que mais aprecio na Disciplina Positiva e no Método Montessori é o foco na conexão com as pessoas, em vez de no controle sobre elas. Com meus filhos, desejo cultivar uma relação baseada na conexão, onde o respeito mútuo prevaleça sobre a obediência por medo. Para isso, é fundamental que nós, como pais, estejamos dispostos a desaprender para aprender. Devemos nos colocar no lugar de nossos filhos, aprender de forma respeitosa como enfrentar os desafios da vida. E, acima de tudo, compreender que só podemos esperar que nossos filhos sejam respeitosos com os outros se nós mesmos fornecermos o exemplo. A educação para a paz e para a vida começa em nós mesmos.
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Considerações Finais
É essencial lembrar que uma abordagem pedagógica libertadora é aquela que contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Isso implica em proporcionar um ambiente de aprendizado contextualizado e desafiador para os alunos.
Os espaços de aprendizagem desempenham um papel crucial no processo educacional, e é importante considerar constantemente maneiras de (re)adequá-los, visando sempre oferecer o melhor aos alunos.
Acreditar no potencial de cada criança, proporcionando-lhe liberdade e as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento, enquanto respeita e valoriza suas particularidades, é investir em um futuro mais justo e em uma educação voltada para a construção da paz.”