Fases do desenvolvimento infantil segundo Montessori. Conheça os períodos sensíveis!

Os períodos sensíveis, também conhecidos como fases do desenvolvimento infantil, representam um dos principais legados deixados por Maria Montessori. Baseando-se em observações cuidadosas, ela identificou estágios no processo de maturação da criança que facilitam seu crescimento com segurança e confiança.

Ao notar que seu filho se engaja repetidamente em uma atividade específica, quase de forma obsessiva, é muito provável que esteja passando por um período sensível. Compreender cada fase do desenvolvimento infantil nos capacita a auxiliar nossos pequenos na aprendizagem de maneira espontânea e natural.

O que são os períodos sensíveis de desenvolvimento?

Fases do desenvolvimento infantil segundo Montessori. Conheça os períodos sensíveis!

Após um extenso período de observação, Maria Montessori chegou à conclusão de que o desenvolvimento humano não segue uma trajetória linear e ascendente. Nos primeiros seis anos de vida, a evolução da criança atravessa uma série de altos e baixos que a predispõem a avançar em determinados aspectos.

Durante essa fase, que vai dos 0 aos 6 anos, a criança experimenta uma série de períodos sensíveis, breves e irrepetíveis, nos quais demonstra um interesse especial em aprender sobre áreas específicas. Este aprendizado ocorre de maneira natural, impulsionado pelo entusiasmo e interesse genuíno da criança.

Em seu livro “A Criança”, Maria Montessori explora o conceito dos períodos sensíveis no desenvolvimento humano.

Uma criança aprende as coisas nos períodos sensíveis, que poderiam ser equiparados a uma luz acesa que ilumina interiormente, ou bem a um estado elétrico que dá lugar a fenômenos ativos. Essa sensibilidade permite à criança colocar-se em contato com o mundo exterior de um modo excepcionalmente intenso. E, então, tudo fica mais fácil, tudo é entusiasmo e vida. Cada esforço representa um aumento de poder. Quando, no período sensitivo já adquiriu conhecimentos, chega o estágio da indiferença, a fadiga.Maria Montessori, A Criança.

Maria Montessori, A Criança.

Quais as características dos períodos sensíveis?

Os períodos sensíveis são temporais, o que significa que têm uma duração limitada. São também irrepetíveis, ou seja, uma vez que um período transitório de sensibilidade é concluído, ele não retorna. Representam janelas de oportunidade que a criança deve aproveitar durante seu desenvolvimento para aprender sobre si mesma e sobre o mundo de forma natural.

Além disso, podem se sobrepor, já que a criança pode experimentar vários períodos sensíveis simultaneamente. Esses períodos predispõem a criança à concentração espontânea, permitindo que ela trabalhe e se concentre com facilidade. Quando tem liberdade, a criança é capaz de seguir suas sensibilidades, escolhendo as atividades necessárias para seu desenvolvimento.

Quais são os períodos sensíveis?

Linguagem (0-6 anos)

Compreende desde o nascimento até os 6 anos de vida. Nesse período, a criança apresenta grande sensibilidade à percepção vocal e aos movimentos da boca, facilitando o aprendizado de vários idiomas de forma simultânea. A falta de estímulos pode afetar gravemente o desenvolvimento da linguagem.

Movimento (18 meses-4 anos)

Durante esse período, a criança refinando suas habilidades motoras finas. No início, as habilidades motoras grossas estão praticamente desenvolvidas, seguidas pela evolução das habilidades motoras finas. A falta de estímulo nessa fase pode dificultar o desenvolvimento dessas habilidades.

Ordem (1-3 1/2 anos)

Nesse período, a criança está organizando um esquema mental sobre o funcionamento do mundo, construindo sua mente lógica. A reprodução da ordem em seu ambiente ajuda a organizar sua mente para compreender o mundo de forma mais ampla.

Refinamento dos Sentidos (0-4 1/2 anos)

Durante essa fase, o cérebro aprende a diferenciar estímulos relevantes e irrelevantes, contribuindo para a tomada de decisões e para a compreensão do mundo ao redor.

Objetos Pequenos (18 meses – 2 1/2 anos)

Devido ao refinamento do movimento e dos sentidos, a criança desenvolve um interesse especial por manipular pequenos objetos, que exigem coordenação motora fina e estimulação sensorial.

Socialização (3-6 anos)

Nessa fase, a criança passa a construir relações sociais, expandindo seu interesse além do autoconhecimento e compreensão do mundo.

Outras Sensibilidades

Além dos períodos sensíveis mencionados, a criança pode manifestar sensibilidades mais específicas em áreas como música, matemática, cortesia, escrita e leitura.

Como Detectar os Períodos Sensíveis

Observar a criança sem julgamentos é fundamental para identificar seus períodos sensíveis. Alguns sinais incluem concentração espontânea em uma atividade, repetição frequente da mesma atividade e interesse persistente em um tema específico.

Consequências de Ignorar os Períodos Sensíveis

Ignorar os períodos sensíveis pode resultar em dificuldades de aprendizado e desenvolvimento em áreas específicas, além de manifestações comportamentais como caprichos e falta de concentração.

Respondendo aos Períodos Sensíveis segundo Montessori

Para atender às sensibilidades da criança, é essencial conhecê-las e proporcionar-lhe liberdade e ambiente preparado para explorar e aprender de forma autônoma, enquanto o adulto assume um papel de orientação e exemplo.

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