Quando testemunhamos uma criança realizando uma nova ação, imediatamente nos impressionamos com o quão rápido ela está crescendo. Estamos presenciando os marcos no desenvolvimento infantil.
Cada criança segue seu próprio ritmo para engatinhar, falar e andar, mas geralmente essas etapas começam a surgir em determinadas faixas etárias. As mudanças no comportamento, no aprendizado e nas características físicas marcam o início de novas fases na vida desses pequenos exploradores.
Neste artigo, discutiremos quais são esses marcos, quando geralmente ocorrem e como acompanhar cada um deles. Aproveite a leitura!
O que são marcos do desenvolvimento infantil?
Os marcos do desenvolvimento representam as habilidades que as crianças adquirem ao longo de seu crescimento, abrangendo aspectos psicomotores, cognitivos e emocionais. A maioria desses marcos ocorre na primeira infância, compreendida entre os anos de 0 a 6.
Durante esse período, as crianças realizam suas primeiras explorações, tanto do próprio corpo e suas potencialidades quanto do mundo ao seu redor. Esses marcos indicam o amadurecimento da criança, o que nos leva a sentir que elas crescem em um piscar de olhos.
Conheça as principais etapas dos marcos do desenvolvimento infantil
Os marcos do desenvolvimento infantil são classificados em quatro categorias principais: sócio-emocional, cognitiva, linguagem e motora. Além disso, são divididos em etapas de acordo com as pesquisas do psicólogo Jean Piaget. Piaget propõe quatro estágios de desenvolvimento mental nas crianças: a fase sensório-motora, a fase pré-operatória, a fase operatória concreta e a fase operatória formal. Vamos explorar um pouco mais sobre cada uma delas?
Fase sensório-motora (0 a 2 anos)
Durante essa fase, ocorre um crescimento significativo nas habilidades sensoriais e motoras. Nos primeiros meses de vida, o bebê começa a reconhecer seus reflexos e gradualmente desenvolve a capacidade de agir com intenção. Nesse período, o foco do bebê está em tudo o que pode sentir imediatamente. Se algo não está dentro do seu campo de visão, parece que não existe para ele.
Fase pré-operatória (2 a 7 anos)
Nessa fase, a criança embarca na jornada da comunicação verbal, expressando-se através de tagarelices. Ela começa a verbalizar tudo o que lhe vem à mente, mesmo que as palavras não formem frases coerentes.
Com o tempo, essa comunicação torna-se mais compreensível e a criança passa a entender melhor o que as pessoas ao seu redor dizem. Elas começam a usar palavras e frases para descrever objetos e ações, gradualmente desenvolvendo habilidades para expressar suas ideias de forma mais clara.
Fase operatória completa (7 a 11 anos)
Nessa etapa, as crianças adquirem maior controle sobre suas ideias e lembranças. Elas começam a elaborar regras mentais sobre o funcionamento do mundo ao seu redor e as utilizam para orientar suas ações e pensamentos.
Conceitos como números e relações pessoais passam a fazer mais sentido, e a linguagem utilizada pelas crianças se assemelha cada vez mais à dos adultos. Além disso, elas começam a desenvolver uma maior sensação de independência, formando suas próprias noções sobre o que é certo e errado.
Fase operatória formal (a partir dos 11 anos)
Na fase final do desenvolvimento do pensamento, as crianças são capazes de lidar com conceitos mais abstratos. Além disso, desenvolvem a capacidade de compreender o ponto de vista dos outros e demonstrar empatia em diversas situações.
O aspecto mais significativo desse estágio é a habilidade emergente de formular hipóteses para explicar e resolver problemas, conhecida como pensamento hipotético-dedutivo.
Como os pais podem acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil?
Muitos pais e mães se preocupam com o desenvolvimento de seus filhos e desejam garantir que tudo esteja ocorrendo conforme o esperado. A primeira orientação é manter a calma!
É crucial manter consultas regulares com o pediatra, pois eles monitoram o progresso dos marcos de desenvolvimento e avaliam se estão ocorrendo dentro da faixa etária esperada.
Além disso, durante as consultas, o pediatra pode fornecer orientações sobre como estimular o desenvolvimento da criança de forma equilibrada, evitando excessos ou falta de estímulo.
É essencial observar os avanços da criança ao longo do tempo, utilizando referências como os estágios de desenvolvimento propostos por Piaget, mencionados anteriormente, para entender quais são os marcos esperados para cada idade.
O que fazer no caso de atrasos no desenvolvimento infantil?
Em alguns casos, é possível observar atrasos no desenvolvimento infantil, os quais podem ser influenciados por diversos fatores. Estes incluem desde condições como desnutrição, predisposição genética, complicações durante a gestação ou o parto, até transtornos do neurodesenvolvimento, como o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) ou o TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Se houver sinais de que a criança está enfrentando dificuldades para atingir determinadas etapas de desenvolvimento, é fundamental conversar com o pediatra para avaliar a situação e determinar as melhores estratégias de intervenção, se necessário.
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Marcos do desenvolvimento infantil: tabela para acompanhar cada fase
Como mencionado anteriormente, a fase inicial da infância desempenha um papel crucial no crescimento das crianças. Por essa razão, é fundamental acompanhar de perto quais habilidades são esperadas em cada fase.
A caderneta da criança, fornecida na saída da maternidade, oferece informações sobre a curva de crescimento, desenvolvimento infantil e outros aspectos relevantes.
Vale ressaltar que as cadernetas destinadas a meninas e meninos podem apresentar algumas diferenças sutis. Portanto, é recomendável dar uma olhada nessas informações.
A tabela a seguir, baseada nessas cadernetas, resume o progresso do desenvolvimento, categorizado em quatro áreas mencionadas anteriormente.
idade | Sócio-emocional | Cognitiva | Linguagem | Motora |
---|---|---|---|---|
0 a 6 meses | Sorri e reage a estímulos, como cosquinhas | Acompanha sonsControla o movimento dos olhos | Faz sons | Levanta a cabeçaConsegue rolarLeva objetos à boca |
6 a 9 meses | Entende quando está gostando de algo | Reconhece o próprio nomeTem preferência por brinquedos | Pronúncia pequenas sílabas | SentaManipula objetosEngatinha |
9 a 12 meses | Chora quando não está com os paisInterage com outras crianças | ApontaEntendem o que lhe pedem | Acena para dar tchauSabe falar mamãe e papai e entende o que é | Consegue se levantarDá os primeiros passos |
2 anos | Demonstra independência | Sabe nomear cores e formas geométricasBrinca de faz de conta | Repete palavrasForma frases | Arremessa bolasFica na ponta dos pésCorre |
3 anos | Brinca com outras crianças | Consegue abrir portasTrabalha a imaginação | Responde o seu nome e idadeConsegue responder a perguntas simples | Sobe e desce escadas |
4 anos | Conversa sobre seus interessesUsa a imaginação nas brincadeiras | Reconhece históriasSabe diferenciar o que é igual e o que é diferente | Conta históriasConsegue formar frases maiores | Consegue brincar com mais habilidade com bolasPula em um pé só |
5 anos | Sabe a diferença entre o que é real e o que é fictícioImita outras pessoas | Sabe contar, geralmente até 10Consegue reproduzir letras e números | Fala com maior clarezaConsegue indicar onde mora | Consegue nadarEscala pequenas alturas |
Algumas crianças podem atingir esses marcos de desenvolvimento mais cedo do que outras, enquanto outras podem demorar um pouco mais. Se perceber que seu filho está demorando mais do que o esperado para alcançar esses marcos, é importante buscar orientação de um pediatra para entender o que está acontecendo.
O acompanhamento e o diagnóstico precoce são essenciais para evitar possíveis prejuízos no crescimento da criança. A fase de crescimento é encantadora, e testemunhar a criança aprendendo algo novo todos os dias, amadurecendo a cada momento, é uma experiência incrível.
Além disso, é uma oportunidade para fortalecer os laços afetivos, compartilhar momentos felizes e fazer novas descobertas em família.