No nosso blog, dedicamo-nos bastante ao método Montessori, mas sentíamos falta de um post que elucidasse melhor a sua relevância na educação/criação dos nossos filhos. Vou partilhar convosco porque optamos por aplicá-lo em nossa casa e qual tem sido a nossa experiência. No entanto, desde já adianto que esta é uma perspectiva de pais montessorianos. Apesar de ler muito sobre o assunto e procurar estar bem informados para aproveitar ao máximo as ferramentas do método, não somos profissionais de Montessori. Esperamos poder contagiar-vos um pouco com as nossas vivências.
O que é o método Montessori?
O método Montessori, concebido pela doutora Maria Montessori a partir da observação do comportamento infantil, é um sistema pedagógico alternativo que visa a formação integral do indivíduo, capacitando-o para atuar com liberdade, inteligência e dignidade.
Valorizando a singularidade de cada criança, o método respeita seus próprios ritmos de aprendizagem e amadurecimento, promovendo um ambiente estimulante (conhecido como ambiente preparado) para que elas desenvolvam seu próprio método de aprendizagem, seguindo sua curiosidade natural. Segundo Maria Montessori, cada criança possui um “maestro interno” que a orienta conforme suas necessidades em cada estágio de desenvolvimento, sendo sempre o protagonista de sua própria jornada educativa, enquanto os adultos atuam como guias, acompanhando esse processo.
Além de ser um sistema educacional, o método Montessori representa uma filosofia de vida, não isenta de falhas, porém extremamente valiosa, fornecendo às crianças ferramentas essenciais para a vida. A seguir, apresentamos alguns aspectos característicos desse método:
- Auxilia no desenvolvimento natural do ser humano.
- Estimula a formação do caráter e a expressão da personalidade da criança, proporcionando-lhe segurança e respeito.
- Promove a responsabilidade e a autodisciplina na criança, ajudando-a a alcançar independência e liberdade, entendendo esta última como a liberdade para ser e pertencer, para escolher, para se instruir, para se desenvolver e para atender às suas próprias necessidades de crescimento.
- Cultiva a capacidade de participação na criança.
- Orienta a formação espiritual e intelectual da criança.
- Reconhece que a criança constrói a si mesma.
Porque escolhemos o método Montessori
Assim como muitos, conheci o método Montessori através do conceito do quarto montessoriano, onde me encantei com a ideia de proporcionar à criança fácil acesso a tudo. Acredito que essa seja uma experiência comum para muitas pessoas, não é mesmo? No entanto, o problema surge quando a maioria para por aí e reduz o método a apenas um quarto com uma cama no chão.
Antes mesmo de tomar decisões sobre a organização do quarto da minha filha Laura, dediquei-me a estudar profundamente o método Montessori e como aplicá-lo em nosso lar. Uma mensagem de Maria Montessori ficou gravada em minha mente:
Todo o mundo fala de paz, mas ninguém educa para a paz. As pessoas educam para a competição e este é o princípio de qualquer guerra. Quando eduquemos para cooperar e ser solidários uns com os outros. Esse dia estaremos educando para a paz. – Maria Montessori
Desejava uma educação voltada para a paz para minha filha, pois percebia o mundo como um lugar já bastante atribulado. Se ao menos pudesse contribuir com um pequeno grão de areia para tornar o mundo um pouco melhor, seria educando meu maior tesouro para promover a paz. Talvez pareça utópico, mas é nisso que acredito. À medida que me aprofundava no estudo do método Montessori, mais convicção tinha de que seus pilares eram os ideais para educar minha filha.
Disciplina Positiva e Educação Emocional
A partir da minha curiosidade em aprender mais sobre o tema, descobri outras teorias e técnicas que se alinham, como a Disciplina Positiva, a Educação Emocional e o Mindfulness. Sem entrar em detalhes, Maria Montessori já defendia o respeito pelo ritmo da criança, encorajava a exploração livre do mundo e sugeria que ao não interrompermos seu processo de trabalho, de certa forma, estaríamos promovendo o desenvolvimento da atenção plena. Respeitar o ritmo da criança implica compreender suas fases e auxiliá-la a reconhecer suas emoções e sentimentos para agir adequadamente em diversas circunstâncias.
A mente absorvente das crianças
Maria Montessori também explorou o conceito de mente absorvente das crianças, destacando sua incrível capacidade natural de adquirir conhecimento. Elas absorvem informações de forma inconsciente, transitando gradualmente do inconsciente para o consciente, comparáveis a uma esponja, porém com uma diferença fundamental: enquanto a capacidade de absorção de uma esponja é limitada, a mente de uma criança é infinita.
As crianças possuem uma sensibilidade especial para observar e absorver tudo em seu ambiente imediato, aprendendo a se adaptar às adversidades. No entanto, sua capacidade de adaptação ao ambiente é influenciada pelas impressões do momento. Em outras palavras, se as experiências vivenciadas forem saudáveis e positivas, elas se adaptarão de forma igualmente saudável e positiva ao seu entorno.
Investindo na primeira infância
Portanto, compreende-se que a primeira infância (0 a 3 anos) é o período mais crucial do desenvolvimento humano. É nessa fase que a assistência é mais necessária, não porque um bebê seja frágil ou insignificante, mas sim porque é um ser dotado de vastas energias criativas que requerem uma abordagem amorosa e inteligente por parte dos pais e/ou cuidadores.
Tornou-se evidente para nós que investir na primeira infância seria determinante para o adulto que nossa filha se tornaria. Portanto, não se trata de prepará-la para um futuro brilhante oferecendo-lhe uma infinidade de objetos materiais ou superestimando-a. O objetivo é ajudá-la a desenvolver sua autonomia. Cabe a nós atender suas necessidades e criar um ambiente propício para que ela desenvolva suas capacidades e refine suas habilidades.
O que estamos aprendendo com Montessori?
Educar é uma jornada de construção conjunta entre pais e filhos. Não existem fórmulas universais. Algumas práticas do método Montessori podem não se adequar à nossa realidade familiar. Existem ferramentas que podem ser benéficas para nossa filha, enquanto outras não. A educação é um processo contínuo e em constante evolução. Muito do que aprendemos sobre educação está fundamentado no método Montessori, e a cada nova etapa do desenvolvimento de nossa filha, aprendemos com ela.
Respeito ao ritmo da criança
O primeiro princípio que absorvemos do método Montessori foi o respeito ao ritmo da criança. Ninguém melhor do que ela para entender seus próprios limites e o caminho a seguir.
É comum que, como adultos, enxerguemos nossos filhos através de nossa própria perspectiva. Caímos na armadilha da comparação: “meu filho começou a andar aos 10 meses, o meu fala desde os 11 meses e o meu já escreve aos 3 anos…” Acabamos por pressionar as crianças a crescerem mais rápido do que deveriam. Mas será isso realmente necessário? Não.
Para Maria Montessori, é crucial que estejamos atentos e observadores conscientes de nossos filhos, pois isso nos permite reconhecer os períodos sensíveis pelos quais estão passando. Em resumo, períodos sensíveis são momentos nos quais a criança adquire habilidades com grande facilidade. São sensibilidades especiais que permitem à criança interagir com o mundo externo de forma excepcionalmente intensa. Essas fases são temporárias e limitadas à aquisição de uma habilidade específica. Assim, compreender e identificar esses períodos sensíveis pode nos fornecer a chave para respeitar verdadeiramente o ritmo da criança.
Preparamos o ambiente para que nossa filha fosse autônoma
Muitas pessoas descobrem a filosofia montessoriana ao se prepararem para a chegada de um filho e optarem por um quarto montessoriano. Outros a conhecem quando decidem adquirir uma cama no estilo “casinha” para seus filhos. No entanto, Montessori vai além de simplesmente ter uma cama no chão. Preparar o ambiente doméstico para o desenvolvimento da criança envolve adaptá-lo com móveis, materiais, brinquedos e objetos que estejam ao alcance dela.
Em nossa casa, mergulhamos de cabeça na preparação dos ambientes. Escolhemos uma decoração minimalista e simplificada, sem muitos objetos pequenos. Para promover a autonomia de nossa filha e permitir que ela brinque e realize suas tarefas sem depender constantemente de nossa assistência e supervisão, evitamos qualquer item decorativo que possa ser levado à boca ou quebrar facilmente ao ser jogado no chão.
A importância do movimento livre para seu desenvolvimento
Maria Montessori defendia que a criança deve ter a liberdade de se tornar dona de seu próprio ser, aprendendo a tomar decisões e fazer descobertas por si mesma, impulsionada por sua curiosidade inata. Cada criança tem seu próprio tempo e ritmo de aprendizado, e não devemos apressar esse processo.
Portanto, não é necessário preencher cada momento com atividades ou brincadeiras para entreter a criança. Com um ambiente preparado, ela aprenderá a buscar ocupações por si mesma quando se entediar, e é nesses momentos que surgem criações criativas.
Além disso, desde o nascimento, seguimos uma evolução natural. A criança desenvolverá habilidades como sentar, levantar-se e caminhar em seu próprio ritmo. Como pais, devemos proporcionar um ambiente adequado para que ela crie seus próprios movimentos e os aperfeiçoe, sem pressioná-la a avançar mais rápido do que é natural.
Se a criança tem os estímulos necessários para se desenvolver, a liberdade de movimento permitirá que ela realize processos de aprendizagem mais complexos por si mesma. Além do método Montessori, nos inspiramos em outras pedagogias alternativas, como Pikler, Waldorf e Reggio Emilia, cujos princípios são compatíveis com os nossos. No nosso blog, compartilhamos como aplicamos aspectos dessas pedagogias na criação de nossa filha.
Confira: Tudo sobre as torres de aprendizagem Montessori
A natureza é fundamental para seu desenvolvimento
As crianças aprendem sobre o mundo através de suas experiências e da exploração sensorial do ambiente ao seu redor. O que absorvem inconscientemente posteriormente se torna conhecimento consciente. Nesse contexto, o contato com a natureza é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois oferece um vasto mundo a ser descoberto e um amplo espaço de jogo livre para aprendizado.
Na natureza, as crianças têm a liberdade de descobrir e explorar sem a necessidade de intervenção externa. Elas observam o ritmo natural, o comportamento dos animais e aprendem a ser responsáveis pelo meio ambiente.
A tecnologia jamais pode substituir esse contato com a natureza. Infelizmente, cada vez mais nos isolamos em ambientes fechados. Quando as crianças ficam entediadas, é mais fácil dar-lhes um tablet ou um celular para se entreterem, ou simplesmente ligar a televisão. Embora seja nostálgico lembrar da liberdade que tivemos na infância, é triste ver a “prisão domiciliar” a que muitas vezes nossos filhos estão submetidos hoje em dia. Devemos nos movimentar para mudar essa realidade, ocupando os parques e praças de nossas cidades e proporcionando às crianças o brincar livre ao ar livre.
A criança é integrada à família (sentido de pertencer)
Maria Montessori propôs que ensinássemos nossos filhos a se tornarem independentes, responsáveis e autônomos, incentivando-os a realizar tarefas por conta própria. Para isso, ela desenvolveu a Tabela Montessori, que lista as atividades que as crianças podem realizar de acordo com sua idade.
As atividades de vida prática não apenas ensinam à criança a cuidar do ambiente, mas também a se sentir integrante da dinâmica familiar. Como as crianças aprendem por imitação, elas reproduzem em seu jogo simbólico o que vivenciam em casa. Ao realizar essas tarefas, elas percebem que fazem parte do ambiente familiar e que suas ações e decisões têm importância para os outros membros da família.
A importância dos materiais, brinquedos e atividades montessorianos
Materiais Montessori
Maria Montessori concebeu um conjunto específico de materiais didáticos que desempenham um papel central no método. Esses materiais foram desenvolvidos para despertar a curiosidade da criança e orientá-la em sua jornada de aprendizado, levando em consideração quatro valores essenciais: funcionalidade, experimentação, estruturação e relação. Podem ser utilizados tanto individualmente quanto em grupo.
Embora os materiais Montessori estejam disponíveis para compra e uso doméstico, é crucial considerar dois aspectos importantes. Em primeiro lugar, os pais devem compreender os objetivos de cada material e sua adequação à idade das crianças antes de introduzi-los, adotando uma abordagem ativa durante a apresentação inicial e uma postura mais passiva após a interação da criança. Desempenhar o papel de observadores conscientes é fundamental durante todo o processo de aprendizado.
Além disso, é importante levar em conta o custo dos materiais Montessori, que geralmente são caros e nem sempre acessíveis a todos. Embora seja ideal ter os materiais originais, quando isso não é viável, os pais podem optar por criar versões similares em casa para que seus filhos possam desfrutar dos benefícios desses materiais. Por exemplo, é possível fabricar uma cesta dos tesouros, uma caixa de cores ou uma caixa de permanência em casa, como fizemos nós mesmos.
Brinquedos Montessori
Uma alternativa aos materiais Montessori são os brinquedos inspirados no método, disponíveis no mercado. Ao escolhermos esses brinquedos, adotamos critérios mais rigorosos, preferindo aqueles feitos de materiais naturais, como madeira. Buscamos brinquedos que incentivem Laura a realizar as atividades por si mesma, sem nossa intervenção, seguindo o princípio de que “quanto menos faz o brinquedo, mais faz a mente da criança”. Priorizamos brinquedos que desafiem sua criatividade, recusando aqueles que realizam todas as ações sozinhos, mesmo que possam parecer divertidos.
Além dos brinquedos inspirados em Montessori, também exploramos os princípios das pedagogias Waldorf, Pikler e Reggio Emilia. Em nossa seleção de Brinquedos Montessori, oferecemos diversas opções que consideram a idade e fase de desenvolvimento de Laura.
Confira também:
- Melhores Brinquedos Montessori para Crianças de 1 ano
- Melhores Brinquedos Montessori para Crianças de 2 anos
- Melhores Brinquedos Montessori para Crianças de 3 anos
Atividades Montessorianas
Existe uma tendência em rotular todas as atividades sensoriais como sendo montessorianas. Se a criança mexe com água, é Montessori; se pisa na terra, é Montessori; se toma sol e se bronzeia… Montessori. Apesar dos exageros, é verdade que há uma generalização das atividades atribuídas a Montessori.
Para Maria Montessori, a criança explora o mundo principalmente através do tato e dos demais sentidos. É importante compreender que as atividades verdadeiramente montessorianas são aquelas que despertam o interesse da criança, respeitam seu ritmo e seus períodos sensíveis. Você já se perguntou o que realmente caracteriza uma atividade como sendo Montessori? Embora muitas atividades possam ser sensoriais, nem todas são necessariamente montessorianas. Para entender essa distinção, recomenda-se a leitura do artigo “O que torna uma atividade Montessori?”, que ajuda a esclarecer esse conceito.
Veja mais: 10 Atividades Montessori para aprender brincando
Tornamo-nos guia de nossa filha
Ao aplicarmos o método Montessori em nosso lar, compreendemos nosso papel como adultos no desenvolvimento de nossa filha. Como pais, assumimos a responsabilidade de orientá-la e apresentar-lhe o ambiente de maneira respeitosa e amorosa. Tornamo-nos observadores conscientes, buscando fornecer as ferramentas necessárias para seu desenvolvimento, mas sem interferir ativamente.
Aprendemos a respeitar o ritmo e as necessidades individuais de nossa filha, entendendo que isso é essencial para seu crescimento livre, sem imposições ou direcionamentos constantes. Nosso objetivo é transmitir-lhe a confiança de que é capaz de agir de forma independente, sem depender exclusivamente dos adultos, para que, ao longo do tempo, possa desenvolver sua curiosidade, criatividade e habilidade de pensar por si mesma.
Desfrutamos dos momentos junto à nossa filha
Em suma, desfrutamos de muitos momentos preciosos ao lado de nossa filha, compartilhando histórias, abraços, beijos, sorrisos e até mesmo algumas lágrimas. Passamos tempo juntos, seja brincando, conversando ou simplesmente estando presentes um para o outro. Vivemos plenamente a experiência da maternidade/paternidade ativa, dedicando especial atenção à primeira infância, pois acreditamos firmemente que essa fase molda o adulto que ela se tornará no futuro.
Tudo sobre o método Montessori
Em nosso blog, abordamos extensivamente o método Montessori. Para simplificar, reunimos os textos mais relevantes em algumas categorias-chave desse método. Clique na imagem e explore mais!
Método Montessori
Uma das filosofias educacionais que nos encanta profundamente é o Método Montessori. Estamos comprometidos em seguir seus princípios na criação e educação de nossa filha. Adequamos nosso lar para que Laura tivesse acesso a tudo o que precisava e também lhe proporcionamos materiais, brinquedos e atividades inspiradas na abordagem Montessori. Todos esses recursos são compartilhados aqui na web. Acesse e confira!