Isso geralmente é causado por eletricidade estática, onde a carga elétrica é criada a partir do atrito entre corpos, principalmente entre tecido e plástico.
Nesses casos, o tecido fica positivo (perde elétrons) e o plástico fica negativo (ganha elétrons). Esse processo é bem comum. O choque de eletricidade estática é um choque fraco nesses casos. Não tem perigo. É só o susto mesmo, enfatizando que este fenômeno físico não é prejudicial à saúde das crianças.
Existem pessoas com mais ‘potencial de choque’?
Atualmente não existe evidência de que uma pessoa possa ser mais eletrizada do que outra.
O que acontece, porém, é que o tipo de atrito de um indivíduo pode intensificar a retenção da carga elétrica, enquanto outro indivíduo pode ter mais facilidade para descarregar essa energia acumulada.
Andar descalço é uma solução?
Uma solução frequentemente discutida para evitar o choque é andar descalço em superfícies frias ou na terra, pois isso pode ajudar a prevenir o acúmulo de carga elétrica no corpo.
O físico Olavo Henrique Menin esclarece que o choque acontece quando a carga elétrica se dissipa para o objeto ou pessoa tocada. Ao fazer contato com o chão, a energia se dispersa por uma área maior, facilitando a descarga elétrica.
Piso antiestático: porque aplicá-lo em playgrounds?
A instalação de um piso antiestático no playground é a melhor escolha? Os playgrounds são locais de diversão para as crianças, e garantir que essa diversão seja segura é uma prioridade para todos. Escolher o tipo certo de piso para garantir essa segurança pode ser um desafio, dada a variedade de opções disponíveis.
O que é o piso antiestático?
Vamos começar explicando o conceito de estática. Energia estática refere-se a qualquer carga elétrica que apresenta diferentes elétrons. Em outras palavras, o desequilíbrio dos elétrons é o que causa a energia estática. Esse desequilíbrio pode ser ocasionado pelo atrito entre dois corpos.
Um exemplo prático disso é quando você toca em um agasalho de lã sintética e recebe um pequeno choque. Isso ocorre devido à energia estática. Ao friccionar a lã, o contato com sua mão gera essa energia. A lã, por ser um material que armazena bastante energia, é propensa a causar esses choques.
Outro exemplo, relacionado aos pisos, é o nosso tema de hoje. O simples ato de caminhar gera energia estática devido ao atrito entre nossos sapatos e o chão. A borracha, presente na maioria das solas de sapatos, tende a acumular essa energia.
No entanto, em pisos antiestáticos, o simples ato de caminhar não produz energia estática. Isso se deve ao material do piso, que não absorve essa energia. Os pisos revestidos com aditivos antiestáticos evitam que os polímeros presentes no material do piso se unam. Em outras palavras, a causa do atrito, e consequentemente da energia estática, não ocorre com o uso do aditivo.
Em resumo, esse tipo de piso garante que, mesmo com atrito, a energia estática não seja gerada, evitando possíveis choques.
Benefícios do piso antiestático para o playground
Após essa explicação esclarecedora, vamos direto ao ponto: por que o seu playground deveria ter um piso antiestático.
Playgrounds geralmente são frequentados por crianças, que correm e brincam por todo o espaço, causando atrito com o piso. Se o piso do playground não for antiestático, é possível que pequenos choques ocorram.
Além disso, a maioria dos brinquedos do playground é feita de plástico ou metal, materiais que, com a fricção, também podem gerar pequenos choques. Por exemplo, o escorregador é um dos brinquedos que mais propensos a gerar energia estática.
Embora esses choques sejam leves, podem causar desconforto nas crianças, especialmente nas mais novas.
Portanto, o principal benefício do piso antiestático no playground é evitar essas pequenas descargas elétricas, proporcionando um ambiente mais seguro e confortável para as crianças brincarem.
Fonte G1