Pular para o conteúdo

Porque Jesus Ressuscitou no Terceiro Dia

A ressurreição de Jesus é um dos eventos mais fundamentais do cristianismo, mas muitas vezes nos perguntamos por que ele ressuscitou no terceiro dia após sua morte. A resposta para essa questão está profundamente ligada às crenças dos cristãos sobre a natureza de Jesus, sua missão e propósito na terra. Neste artigo, exploraremos as razões bíblicas e teológicas por trás da ressurreição de Jesus no terceiro dia, e o significado que isso tem para os cristãos em todo o mundo.

O que Jesus fez nos 3 dias antes de ressuscitar?

O período entre a morte e a ressurreição de Jesus

Após a crucificação de Jesus, seu corpo foi colocado em um sepulcro novo, que havia sido cavado na rocha. Os discípulos, em estado de choque e tristeza, se afastaram e se esconderam.

Durante os três dias que se seguiram, é relatado que Jesus desceu ao Sheol, que é o lugar dos mortos, para pregar aos espíritos cativos e libertar aqueles que o aceitaram como Salvador. Essa crença é baseada em passagens bíblicas como 1 Pedro 3:18-20 e Efésios 4:8-10.

O significado da descida ao Sheol

A descida de Jesus ao Sheol é vista como uma prova de sua vitória sobre a morte e sua autoridade sobre o mundo espiritual. Ao pregar aos espíritos cativos, ele mostrou que a salvação é para todos, até mesmo para aqueles que morreram antes de sua ressurreição.

Além disso, a descida ao Sheol é vista como uma confirmação da missão de Jesus na Terra. Ele veio não apenas para morrer pelos pecados da humanidade, mas também para derrotar o poder da morte e do pecado.

A ressurreição de Jesus

No terceiro dia após sua morte, Jesus ressuscitou dos mortos, cumprindo as profecias do Antigo Testamento e provando sua divindade aos discípulos e ao mundo. A ressurreição de Jesus é uma parte fundamental da fé cristã, pois ela garante a vida eterna e a salvação para aqueles que creem nele.

Ao ressuscitar, Jesus também mostrou que a morte não tem mais poder sobre aqueles que o seguem. Ele abriu o caminho para a vida eterna e a comunhão com Deus, e prometeu que um dia voltará para levar seus seguidores para o céu.

Onde está escrito que Jesus ressuscitou ao terceiro dia?

Referências bíblicas

Existem diversas referências bíblicas que indicam que Jesus ressuscitou ao terceiro dia. Algumas delas são:

Mateus 16:21

Neste trecho, Jesus começa a ensinar aos seus discípulos que ele teria que sofrer muitas coisas nas mãos dos líderes religiosos, ser morto e ressuscitar ao terceiro dia.

Mateus 17:23

Nesta passagem, Jesus novamente ensina seus discípulos sobre sua morte e ressurreição ao terceiro dia.

Mateus 20:19

Neste versículo, Jesus fala explicitamente sobre a sua morte e ressurreição ao terceiro dia.

Lucas 24:46

Aqui, Jesus fala com seus discípulos depois de sua ressurreição, explicando que era necessário que ele sofresse, morresse e ressuscitasse ao terceiro dia, cumprindo assim as Escrituras.

Portanto, a ressurreição de Jesus ao terceiro dia é uma crença fundamental do cristianismo, baseada em diversas passagens da Bíblia.

O que significa o terceiro dia na Bíblia?

O terceiro dia é um tema recorrente na Bíblia e tem um significado especial em diversos eventos importantes descritos nas Escrituras. A ressurreição de Jesus Cristo no terceiro dia é um exemplo conhecido por muitos, mas existem outros exemplos em que o terceiro dia é mencionado. Neste artigo, vamos explorar o significado do terceiro dia na Bíblia.

Significado do terceiro dia na Bíblia

O terceiro dia é frequentemente associado com a ressurreição e com a salvação. Na Bíblia, o terceiro dia é mencionado em diversos contextos, como:

  • O terceiro dia da criação, quando Deus separou as águas e criou a terra seca (Gênesis 1:9-13).
  • O terceiro dia em que Abraão foi instruído por Deus a oferecer seu filho Isaque em sacrifício (Gênesis 22:4).
  • O terceiro dia em que os filhos de Israel foram purificados antes de receberem a lei de Deus no Monte Sinai (Êxodo 19:10-11).
  • O terceiro dia em que Josué e seu exército atravessaram o rio Jordão para entrar na terra prometida (Josué 1:11).
  • O terceiro dia em que Ester jejuou antes de interceder pelo povo judeu (Ester 4:16).
  • O terceiro dia em que Jonas foi liberado da barriga do peixe e enviado para pregar a Nínive (Jonas 2:1-10).
  • O terceiro dia em que Jesus ressuscitou dos mortos, cumprindo a profecia do Antigo Testamento (Lucas 24:46).

Em todos esses exemplos, o terceiro dia é um momento de mudança, de transformação e de salvação. É um momento em que Deus intervém na história humana para realizar seus planos e propósitos.

A ressurreição de Jesus no terceiro dia

Entre todos os exemplos de terceiro dia na Bíblia, a ressurreição de Jesus Cristo é o mais significativo e importante. A morte e a ressurreição de Jesus são o cerne da mensagem cristã e representam a vitória de Deus sobre o pecado e a morte.

De acordo com as Escrituras, Jesus foi crucificado e morto no primeiro dia da Páscoa judaica. Ele foi sepultado no mesmo dia e permaneceu no túmulo durante todo o segundo dia. No terceiro dia, porém, as mulheres que foram visitar o túmulo de Jesus encontraram-no vazio, e um anjo lhes disse que ele havia ressuscitado dos mortos (Lucas 24:1-7).

A ressurreição de Jesus no terceiro dia é um cumprimento das profecias do Antigo Testamento e prova que ele é o Filho de Deus e o Messias prometido. É também a garantia da nossa própria ressurreição e salvação em Jesus Cristo.

O terceiro dia na Bíblia é um tema recorrente e significativo que representa mudança, transformação e salvação. A ressurreição de Jesus Cristo no terceiro dia é o exemplo mais importante e representa a vitória de Deus sobre o pecado e a morte. Como cristãos, podemos nos alegrar na certeza da nossa própria ressurreição e salvação em Jesus Cristo.

Porque Jesus demorou quatro dias para ressuscitar Lázaro?

Contexto bíblico

No Evangelho de João, capítulo 11, é relatado o milagre da ressurreição de Lázaro. Jesus é informado por suas amigas Marta e Maria que Lázaro, irmão delas, está doente. Jesus, porém, demora dois dias para ir até Betânia, onde Lázaro morava. Quando chega, Lázaro já havia morrido e sido sepultado há quatro dias. Jesus então realiza o milagre de ressuscitá-lo.

Mensagem teológica

A demora de Jesus em ir até Betânia e a espera de quatro dias para ressuscitar Lázaro têm uma mensagem teológica importante. A crença judaica da época era de que a alma de uma pessoa ficava perto do corpo por três dias após a morte, e só então partia para o além. Ao ressuscitar Lázaro após quatro dias, Jesus mostra seu poder sobre a morte e sobre a própria natureza humana, que não se limita ao entendimento humano.

Simbolismo da espera

A espera de quatro dias também pode ser vista como um simbolismo para a espera da ressurreição final, no fim dos tempos. Jesus, ao ressuscitar Lázaro, dá uma prévia do que está por vir para todos os que creem nele. A demora em chegar até Betânia também mostra que Jesus não age de acordo com os desejos humanos, mas de acordo com o plano divino.

A demora de Jesus em ressuscitar Lázaro tem uma mensagem teológica importante e serve como uma demonstração do poder divino sobre a morte. A espera de quatro dias também pode ser vista como um simbolismo para a espera da ressurreição final. Além disso, a demora mostra que Jesus age de acordo com o plano divino, e não de acordo com os desejos humanos.

Porque Jesus esperou 4 dias para ressuscitar Lázaro

Contexto bíblico

No Evangelho de João, capítulo 11, é narrada a história da ressurreição de Lázaro. Jesus recebe uma mensagem de suas irmãs, Marta e Maria, informando que Lázaro está doente. Jesus, porém, espera dois dias antes de ir até a casa de Lázaro em Betânia. Quando chega lá, Lázaro já havia falecido e estava sepultado há quatro dias.

Simbolismo do número 4

Na cultura hebraica, o número quatro simboliza a morte e a ressurreição. De acordo com a tradição judaica, depois de quatro dias, o espírito de uma pessoa deixava totalmente o corpo e a pessoa era considerada morta de verdade. Portanto, a espera de Jesus por quatro dias antes de ressuscitar Lázaro pode ter sido um símbolo da morte completa de Lázaro, para que a ressurreição fosse ainda mais impressionante.

Prova da divindade de Jesus

A espera de Jesus por quatro dias também pode ser vista como uma prova de sua divindade. Ao esperar por tanto tempo, Jesus demonstrou que não estava limitado pelas leis naturais da morte e da decomposição do corpo. Ele tinha o poder de trazer Lázaro de volta à vida, mesmo depois de tanto tempo. Essa ressurreição foi um milagre poderoso que mostrou que Jesus era o Filho de Deus e que tinha o poder de vencer a morte.

Esse milagre demonstrou o poder de Jesus sobre a morte e foi um dos eventos mais marcantes de seu ministério terreno.

No terceiro dia Jesus ressuscitou versículo

Contexto

A ressurreição de Jesus Cristo é um dos eventos mais importantes na história cristã. De acordo com a Bíblia, Jesus foi crucificado e sepultado, mas no terceiro dia Ele ressuscitou dos mortos. Esse evento é registrado em vários versículos bíblicos, incluindo:

Versículo

“E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? E, olhando, viram que a pedra estava já revolvida; e era muito grande. E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas e atemorizadas. E ele disse-lhes: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei aos seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.” (Marcos 16:2-7)

Significado

O fato de Jesus ter ressuscitado no terceiro dia é significativo por várias razões. Primeiro, isso cumpriu as Escrituras do Antigo Testamento que predisseram a ressurreição do Messias. Segundo, isso demonstrou o poder de Deus sobre a morte e a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte. Finalmente, a ressurreição de Jesus confirmou a Sua divindade e deu esperança aos crentes de que eles também ressuscitarão dos mortos.

Como Jesus ressuscitou ao terceiro dia se morre na sexta

Explicação sobre a morte e ressurreição de Jesus

A morte de Jesus ocorreu na sexta-feira, conhecida como “Sexta-feira da Paixão”. Ele foi crucificado e seu corpo foi colocado em um túmulo. No entanto, a ressurreição de Jesus aconteceu no terceiro dia após sua morte, que foi no domingo, conhecido como “Domingo de Páscoa”.

Significado teológico da ressurreição no terceiro dia

A ressurreição de Jesus no terceiro dia é um evento fundamental na teologia cristã. Isso porque é uma prova da divindade de Jesus e da sua missão na Terra. Também é visto como uma vitória sobre a morte e o pecado, oferecendo aos cristãos a esperança da vida eterna.

Explicação sobre a contagem dos dias

É importante notar que os judeus contavam os dias a partir do pôr do sol, não da meia-noite. Portanto, a sexta-feira começou ao pôr do sol da quinta-feira e o domingo começou ao pôr do sol de sábado. Isso significa que Jesus realmente ficou no túmulo por três dias completos, mesmo que tenha sido apenas por parte de três dias.

A morte e ressurreição de Jesus são eventos centrais da fé cristã. A ressurreição no terceiro dia é uma prova da divindade de Jesus e oferece aos cristãos a esperança da vida eterna. Apesar da morte ter ocorrido na sexta-feira, Jesus ficou no túmulo por três dias completos e ressuscitou no domingo.

Jesus ressuscitou em quantos dias

O terceiro dia da ressurreição de Jesus

De acordo com os relatos bíblicos, Jesus ressuscitou no terceiro dia após sua crucificação. Isso significa que, contando o dia da crucificação como o primeiro dia, a ressurreição ocorreu no terceiro dia seguinte.

A simbologia do terceiro dia

O terceiro dia é um número significativo na Bíblia. Por exemplo, Jonas ficou três dias na barriga do peixe antes de ser spitado na praia, e Jesus passou três dias no túmulo antes de ressuscitar. A simbologia do terceiro dia pode representar a transformação, a redenção e a renovação.

A importância da ressurreição de Jesus

A ressurreição de Jesus é um evento fundamental para a fé cristã. Ela prova que Jesus é o Filho de Deus e que a morte não é o fim da vida. A ressurreição de Jesus também é a base para a esperança cristã na vida após a morte.

A celebração da Páscoa

A celebração da Páscoa é uma das principais datas no calendário cristão. Ela comemora a ressurreição de Jesus e é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera. A Páscoa é uma oportunidade para os cristãos lembrarem da importância da ressurreição de Jesus e renovarem sua fé na vida eterna.

Que dia Jesus morreu e ressuscitou

Data histórica da morte de Jesus

Historicamente, a morte de Jesus ocorreu durante a Páscoa judaica, que é celebrada no 14º dia do mês de Nisan do calendário hebraico. Isso corresponde a março ou abril no calendário gregoriano, utilizado atualmente.

A morte de Jesus

De acordo com os relatos dos evangelhos, Jesus foi crucificado e morreu em uma sexta-feira, conhecida como “Sexta-feira da Paixão”. Esse evento é lembrado pelos cristãos em todo o mundo durante a Semana Santa.

A ressurreição de Jesus

Segundo a Bíblia, Jesus ressuscitou no terceiro dia após a sua morte. Isso significa que a ressurreição ocorreu no domingo, conhecido como “Domingo de Páscoa”. Esse dia é considerado o mais importante do calendário cristão, pois representa a vitória de Jesus sobre a morte e a promessa da vida eterna para os fiéis.

Significado da ressurreição de Jesus

Para os cristãos, a ressurreição de Jesus é a prova da sua divindade e do seu poder sobre a morte. Além disso, ela representa a esperança da vida eterna para aqueles que creem em Cristo e seguem os seus ensinamentos.

Jesus tomou a chave da morte versículo

O que significa “Jesus tomou a chave da morte”?

O versículo em questão é encontrado em Apocalipse 1:18, que diz: “E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno”. Esse versículo significa que Jesus, após sua morte e ressurreição, adquiriu o poder sobre a morte e o inferno, ou seja, Ele se tornou o Senhor da vida e da morte.

Qual a importância desse versículo para os cristãos?

Esse versículo é muito importante para os cristãos, pois mostra que Jesus venceu a morte e o pecado, e que agora Ele tem o poder de conceder a vida eterna aos que creem Nele. Além disso, esse poder sobre a morte e o inferno significa que Satanás não tem mais o domínio sobre a humanidade, e que Jesus é o único caminho para a salvação.

Como isso se relaciona com a ressurreição de Jesus?

A ressurreição de Jesus é a prova viva de que Ele tem o poder sobre a morte e que Ele é o único caminho para a vida eterna. Ao ressuscitar dos mortos, Jesus demonstrou que a morte não tinha mais poder sobre Ele, e que Ele tinha o controle absoluto sobre a vida e a morte. A ressurreição de Jesus é o alicerce da fé cristã, pois é a partir dela que o poder da salvação é concedido aos que creem Nele.

Que horas Jesus ressuscitou

Introdução

O momento exato em que Jesus ressuscitou não é mencionado na Bíblia. No entanto, é possível fazer algumas inferências com base em informações bíblicas.

O sepultamento de Jesus

De acordo com os evangelhos, Jesus foi crucificado e morto por volta das 15h da sexta-feira. Seu corpo foi retirado da cruz e sepultado antes do pôr do sol, pois era o início do sábado judaico e a lei proibia a realização de atividades, incluindo o sepultamento de cadáveres, durante esse dia.

O terceiro dia

Os evangelhos afirmam que Jesus ressuscitou no terceiro dia após a sua morte. Isso significa que ele teria ressuscitado no domingo, já que ele morreu na sexta-feira. Essa crença é compartilhada pela maioria dos cristãos em todo o mundo.

A hora da ressurreição

Apesar de não haver informações precisas sobre a hora exata em que Jesus ressuscitou, há algumas pistas na Bíblia que podem nos ajudar a entender melhor esse evento. Por exemplo, o evangelho de Marcos afirma que Maria Madalena, Maria (mãe de Tiago) e Salomé foram ao túmulo de Jesus “muito cedo, no primeiro dia da semana, ao nascer do sol” (Marcos 16:2).

Essa informação sugere que Jesus já havia ressuscitado naquele momento, já que o sol só nasce depois das 6h da manhã naquela região. No entanto, outras passagens bíblicas sugerem que Jesus poderia ter ressuscitado antes disso.

Por exemplo, o evangelho de Mateus afirma que um anjo do Senhor desceu do céu e rolou a pedra do túmulo de Jesus “no amanhecer do primeiro dia da semana” (Mateus 28:1). Já o evangelho de João afirma que Maria Madalena foi ao túmulo “ainda escuro” e encontrou a pedra removida (João 20:1).

Jesus desceu à mansão dos mortos versículo

Contexto bíblico

O versículo “Jesus desceu à mansão dos mortos” é uma referência ao Credo Apostólico, uma declaração de fé cristã que sintetiza as principais crenças do cristianismo. A ideia por trás dessa afirmação é que, após sua morte na cruz, Jesus desceu ao mundo dos mortos para resgatar as almas dos justos que haviam morrido antes de sua ressurreição.

Interpretação teológica

A interpretação teológica desse versículo é que, ao descer à mansão dos mortos, Jesus não apenas libertou as almas dos justos, mas também conquistou a vitória sobre a morte e o pecado. Essa vitória é a base da esperança cristã na ressurreição e na vida eterna.

Significado para os cristãos

Para os cristãos, o fato de Jesus ter descido à mansão dos mortos e ter ressuscitado no terceiro dia é uma prova da divindade de Jesus e de sua capacidade de oferecer a salvação à humanidade. Além disso, a ressurreição de Jesus é vista como um exemplo de que a morte não é o fim, mas sim o começo de uma nova vida em Cristo.

Conclusão

A ressurreição de Jesus no terceiro dia é um evento crucial para a fé cristã, pois confirma sua divindade e triunfo sobre a morte. Isso demonstra que Ele é o caminho, a verdade e a vida, e que todos os que creem nele têm a promessa da vida eterna.
A ressurreição de Jesus no terceiro dia é uma prova da sua divindade e do seu poder sobre a morte. Ele venceu a morte para nos dar a vida eterna.

O que você achou da nossa review?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?