Brinquedos Não Estruturados no Desenvolvimento Infantil

Os brinquedos não estruturados, também conhecidos como materiais não estruturados, desempenham um papel vital no desenvolvimento das crianças ao estimular suas funções cognitivas básicas. Geralmente, esses brinquedos são objetos comuns do cotidiano que oferecem um mundo de fantasia, imaginação e criatividade para os pequenos.

Quando encorajamos a criança a criar seu próprio brinquedo, ela começa a desenvolver habilidades relacionadas à organização, planejamento, criatividade, atenção e memória.

O que é um brinquedo não estruturado, ou não convencional?

Brinquedos não estruturados são diferentes dos brinquedos produzidos em massa pela indústria, pois são objetos comuns do nosso cotidiano que as crianças podem transformar em itens de brincadeira. Podem ser pedras, placas de madeira, formas geométricas, tampas, potes, folhas, ou qualquer outro objeto que não tenha uma função específica como brinquedo.

Atualmente, também há brinquedos não estruturados artesanais, como placas de madeira e formas geométricas básicas. A classificação desses brinquedos como estruturados ou não depende das alterações criativas que a criança faz durante o uso.

Ao interagir livremente com esses materiais, sem conceitos predefinidos, surgem diversas possibilidades de uso, sem julgamento de certo ou errado. Isso permite que o cérebro da criança faça novas conexões neurais e consolide o aprendizado de forma completa.

Quando uma criança brinca livremente com esses materiais, muitas possibilidades se abrem, sem restrições ou conceitos pré-determinados. Isso estimula a criação de novas conexões cerebrais e promove um aprendizado agradável e inovador.

Qual a diferença entre brinquedo estruturado e não estruturado?

Podemos diferenciar brinquedos estruturados e não estruturados com base no uso definido e fechado do objeto:

Brinquedos Estruturados: têm uma função definida como objeto de brincadeira, limitando a imaginação da criança e oferecendo pouca flexibilidade no uso. São os brinquedos prontos e vendidos comercialmente.

Brinquedos Não Estruturados: são elementos sem uma função específica como objeto de brincar, permitindo que a criança crie suas próprias formas de interação de acordo com seu conhecimento e desejo. Sua função varia a cada nova interação, tornando-se mais duradoura como objeto lúdico.

Os significados do brincar

No geral, os brinquedos, independentemente de sua classificação como estruturados ou não, podem ter significados variados em diferentes culturas, considerando o contexto social em que estão inseridos:

  • Um carro em miniatura pode servir como brinquedo, destacando meios de transporte, mas também pode ser apenas um objeto de decoração para entusiastas;
  • Um quebra-cabeça pode ser visto como uma simples distração e um jogo relaxante por alguns, enquanto para outros é uma obra de arte para ser apreciada;
  • Um arco e flecha pode ser uma brincadeira que reflete a cultura indígena, mas também é um instrumento de caça utilizado para sobrevivência.

Além do contexto social, os brinquedos adquirem novos significados de acordo com a faixa etária da pessoa que os utiliza e seu nível de desenvolvimento. Portanto, o ato de “brincar” é influenciado pelo próprio objeto, pelo contexto e pela maneira lúdica como é manipulado.

Por que brincar com materiais não estruturados?

Ao utilizar brinquedos não estruturados, a criança desfruta de uma brincadeira livre, sem a imposição de regras fixas, já que esses objetos não possuem uma lógica definida a seguir durante a brincadeira.

A natureza da brincadeira é fluida, moldando-se de acordo com a imaginação da criança. Oportunidades para construir e desconstruir surgem constantemente em seu subconsciente, fortalecendo suas habilidades cognitivas.

Esses brinquedos estimulam as habilidades motoras, promovendo o desenvolvimento da destreza e coordenação olho-mão, ao mesmo tempo em que enriquecem a experiência sensorial. Eles também ajudam na compreensão de conceitos como ordenação, classificação e agrupamentos, além de facilitar a diferenciação de formas, tamanhos e cores.

benefícios da utilização dos brinquedos não estruturados na educação infantil

Estimular a criatividade e a imaginação

As crianças têm uma grande habilidade para transformar objetos sem função em brinquedos. Sua criatividade e imaginação são mais estimuladas quando confrontadas com desafios, como os apresentados por objetos não estruturados. À medida que a brincadeira avança, surgem novas formas de interação e novos mundos são criados, proporcionando diversão contínua.

Auxiliar no aprendizado

Pedagogicamente, os brinquedos não estruturados são utilizados para integrar diversas formas de aprendizado. Desde matemática até ciências humanas e conceitos de física, há inúmeras áreas do conhecimento que podem ser correlacionadas com o uso desse tipo de brinquedo.

Tornar o brinquedo perene, preservando o meio ambiente

Ao não terem um uso fixo e determinado, os brinquedos não estruturados permitem uma maior versatilidade, estendendo a durabilidade do objeto. Conforme a criança brinca e aprende, o brinquedo se renova, garantindo sua permanência ao longo do tempo.

Além disso, há um benefício indireto: a redução de resíduos descartáveis. Como os brinquedos são utilizados por mais tempo e frequentemente são repassados para outras crianças, isso resulta em menos lixo produzido e, consequentemente, em uma diminuição do consumo de recursos naturais.

Redução do aspecto consumista dos brinquedos

Os brinquedos não estruturados, ao contrário dos produzidos em massa pela indústria, são naturais e artesanais, muitas vezes feitos com materiais provenientes da natureza, como pedras, madeira e folhas.

Essa característica elimina a relação consumista comercial entre a criança e o brinquedo, o que pode promover uma consciência sobre o consumo, reduzindo compras por impulso.

Além disso, os brinquedos não estruturados adquiridos, principalmente os artesanais, são vistos como investimento devido à sua durabilidade, qualidade e versatilidade, contribuindo para o desenvolvimento de longo prazo das crianças.

Confira algumas sugestões de brinquedos não estruturados da Madeira Maestra, cuidadosamente projetados para atender às necessidades de desenvolvimento infantil:

Arco-Íris Pedagógico (Waldorf e Montessori)

Um objeto manipulativo pouco definido que estimula a criatividade e oferece experiências sensoriais, permitindo construção e desconstrução.

Formas Geométricas

Um conjunto de peças em cinco formas geométricas (triângulo, quadrado, trapézio, losango e hexágono) com arestas compatíveis para criar diversas imagens, desenvolvendo habilidades psicomotoras, percepção de forma, espaço e cor.

Jogo Tangram

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Disponível em três modelos diferentes, promove a resolução de problemas, raciocínio lógico e geométrico, além de habilidades de visualização, percepção espacial e análise de figuras formadas.

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