Teste de colisão em cadeirinhas: como são feitos e quais os pontos analisados

Neste conteúdo, explicaremos em detalhes como são realizados os testes de impacto em cadeirinhas e como esse item essencial para o transporte de crianças em veículos é garantido como seguro.

Para que uma cadeirinha específica seja aprovada para venda e uso, diversos critérios rigorosos são considerados para assegurar a segurança dos pequenos durante o seu uso. Vamos entender a importância desses testes e conhecer os principais detalhes envolvidos.

Metodologia dos testes de impacto em dispositivos de retenção

Teste de colisão em cadeirinhas
Teste de colisão em cadeirinhas

Desde 2008, tornou-se obrigatório que todas as empresas fabricantes de dispositivos de retenção no Brasil submetam seus produtos à certificação compulsória do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Os testes realizados pelo Inmetro têm como objetivo verificar e minimizar os riscos para as crianças em caso de colisão ou desaceleração repentina do veículo durante o uso.

Para realizar esses testes, são conduzidos diversos ensaios e avaliações específicas, tais como:

Instalação segundo o manual

Inicialmente, a cadeirinha é instalada no veículo de teste de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo artigo 31 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor para evitar indução ao erro por parte dos consumidores.

Instalação dos bonecos de teste

Nas cadeirinhas são colocados bonecos de teste que possuem peso, altura, pontos de fragilidade e articulações, simulando de maneira precisa uma criança no assento.

Além disso, podem ser incorporados sensores e dispositivos adicionais nos bonecos para medir os resultados após os testes serem realizados.

Testes frontais e laterais

Após a instalação, os testes e simulações são conduzidos, seguindo as diretrizes estabelecidas na norma de homologação correspondente. No Brasil, os testes geralmente são realizados a uma velocidade de 65 km/h.

Para os testes de impacto lateral, a simulação é feita a 25 km/h, com o impacto direcionado especificamente para a área onde o equipamento está instalado.

Avaliação dos resultados

Após a realização dos testes de impacto nas cadeirinhas, os especialistas avaliam os resultados, verificando o risco de utilização, o nível de segurança, a facilidade de uso e outros critérios relevantes.

Além disso, aspectos como a visibilidade da criança durante o uso e a facilidade de limpeza do dispositivo também são considerados. Somente após essa avaliação, o Inmetro decide se o dispositivo é liberado ou não como uma opção segura para uso.

Veja mais: Confira a lista das melhores cadeirinhas de 2024

Como são feitos os testes de colisão para assentos fora do Brasil?

Se você tem dúvidas sobre como são conduzidos os testes de impacto em cadeirinhas fora do Brasil, saiba que o processo é em grande parte semelhante ao nosso.

Geralmente, o teste de colisão, também conhecido como teste dinâmico, é realizado considerando a aceleração e desaceleração brusca do veículo devido a uma colisão frontal. Na maioria das simulações, o teste é realizado a 30 mph (48 km/h), embora a legislação possa variar de país para país.

Cada país possui sua própria agência reguladora, como o Inmetro no Brasil, responsável pelos testes e regulamentação dos equipamentos para venda e uso seguro.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária) estabelece as normas FMVSS 213 que regem o uso da cadeirinha.

É importante ressaltar que diversos critérios são considerados, incluindo testes de impacto lateral e outros, antes da liberação do produto.

O que são os crash tests automotivos?

Além de compreender como são conduzidos os testes de impacto em cadeirinhas, é muito importante conhecer os crash tests automotivos, pois eles são essenciais para a segurança do veículo.

Os crash tests automotivos são realizados por empresas especializadas com o objetivo de avaliar a capacidade de segurança dos veículos e o risco para os ocupantes em caso de colisões.

Esses testes são conduzidos em ambientes controlados, onde são utilizados bonecos de prova, conhecidos como dummies, que simulam seres humanos e possuem características semelhantes, como textura, fluidos e densidade.

Geralmente, os testes são realizados em impacto frontal, com o veículo colidindo em uma barreira fixa a uma velocidade de 64 km/h, atingindo cerca de 40% da parte frontal.

No Brasil, esses testes são conduzidos pelo LatinNCAP, uma instituição responsável por avaliar a segurança dos carros na América Latina.

Ao término do teste, são atribuídas estrelas com base no grau de danos à estrutura do veículo e nas lesões sofridas pelos ocupantes. O significado das estrelas é:

EstrelasDescrição
0Lesões graves, danos severos ao veículo e até morte dos ocupantes
1Lesões graves ou muito graves
2Lesões sérias a graves
3Lesões leves ou médias. Podem haver lesões graves em algumas partes do corpo.
4Lesões leves com pequenas escoriações e marcas de retenção feitas pelo cinto
5Lesões leves ou sem lesões. Geralmente, ocupantes podem sair andando do veículo.

O que a lei da cadeirinha diz?

A Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor no país no ano de 2008, estabelecendo a legislação referente à “lei da cadeirinha”.

O uso da cadeirinha se tornou obrigatório no veículo, conforme previsto na legislação.

Até os 7,5 anos de idade, as crianças devem utilizar o equipamento de retenção adequado, que pode ser bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação.

  • O tipo de equipamento correto varia de acordo com a idade da criança, conforme especificado na legislação:
  • Crianças de 0 a 1 ano: devem usar o dispositivo de retenção tipo “bebê conforto”.
  • Crianças de 1 a 4 anos: devem usar o dispositivo de retenção tipo “cadeirinha”.
  • Crianças de 4 a 7 anos e meio: devem usar o dispositivo de retenção tipo “assento de elevação”.

Acima dos sete anos e meio, as crianças podem ser transportadas no veículo sem o equipamento de retenção, mas até os 10 anos, obrigatoriamente no banco traseiro e com cinto de segurança.

Penalidades do não uso da cadeirinha

De acordo com a legislação brasileira atual, a multa para os motoristas que não utilizarem o dispositivo correto de retenção, conforme estabelecido na lei da cadeirinha, é considerada gravíssima.

Isso implica em uma multa de R$ 293,47, além da perda de 7 pontos na CNH. É importante ressaltar que a multa pode variar dependendo da reincidência do ocorrido dentro de um ano ou em situações mais complexas.

Conclusão

Compreender os procedimentos dos testes de impacto em cadeirinhas é crucial para garantir a aquisição de produtos seguros e de qualidade.

Portanto, ao escolher equipamentos de segurança, como cadeirinhas e veículos, é essencial considerar os resultados dos testes de segurança, pois estes podem assegurar o uso seguro do produto.

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